IDEIA

Surgiu a partir da pergunta que sempre me intrigou:

"O nosso futuro será determinado até mesmo por toda pequena decisão que tomamos? Despertar cedo, escolher o trajeto mais curto até o trabalho, almoçar com amigos em uma terça-feira… Coisas simples assim também definem a vida da gente? E se tomarmos atitudes diferentes, os fatos seguintes serão outros?"

(trecho do livro Perfume de Lethes)

PROCESSO

Enfrentei o dilema de buscar uma editora ou autopublicar o livro. Aprendi que não existe receita certa, que cada modelo
tem suas vantagens.
Cuidar do livro em todos os seus detalhes para que ele tenha a minha marca pessoal e reflita o contentamento que foi escrevê-lo me fez escolher o caminho da autopublicação. Ele é bastante trabalhoso, mas está me fazendo feliz.

ESCRITA

Escrevi o livro durante dois anos e posso dizer que adorei cada minuto diante da tela do computador.
No início, foi um caos. Não tinha clareza absoluta sobre os personagens, apenas uma vaga ideia de quem eram as pessoas com quem eu conviveria nessa aventura. Tampouco sabia como resolver o problema que eu mesma criei para a protagonista.
Olhando para trás, percebo que fui conduzida por pura paixão e por uma certa ingenuidade, acreditando que conseguiria terminar o romance. Vejo que as duas coisas foram fundamentais para que eu não desistisse no meio do caminho.

Ao final de uma ano de trabalho, a primeira versão do livro estava pronta e começava a fase da reescrita, que eu nunca imaginei seria tão rica e satisfatória. Afinar o texto, aprofundar aspectos dos personagens, enriquecer situações, eliminar excessos de palavras, tudo isso foi tão importante quanto escrever.

ILUSTRAÇÕES

Logo que comecei a escrever, tive a ideia de compartilhar pílulas olfativas com os leitores, afinal, a narradora da história é uma perfumista. Na mesma hora, ocorreu-me que, se ilustradas, as notas olfativas ganhariam presença e charme nas páginas do livro.
A Flávia Chaves de Melo aceitou o desafio e, para cada anotação, criou desenhos encantadores.

LEITORES CRÍTICOS

A leitura crítica por parte de algumas pessoas foi decisiva. Elas tiveram a generosidade de ler a obra ainda inacabada, fazendo perguntas, contando sobre o que gostaram e não gostaram no livro. A partir dos seus olhares eu retrabalhei aspectos da história e da escrita. E assim, o livro foi ganhando mais qualidade.
Obrigada Serena Aboutboul, Percival Caropreso,

Adriani Guimarães e Renata Cook.

PREPARAÇÃO DO TEXTO

Muitos não sabem o que faz uma preparadora de texto. Essa profissional aponta ajustes na redação do livro para torná-lo mais claro, coeso e envolvente. Também identifica problemas na lógica da narrativa e oportunidades de aprimoramento da escrita. Um luxo ter a competência e o amor da Ciça Caropreso
impressos no livro.

REVISÃO DO TEXTO

Etapa fundamental para a qualidade final do livro, a revisão impede que pequenos deslizes no texto desmereçam o trabalho de anos.
Para isso, contei com o olhar aguçado da Tânia Sandroni, jornalista, doutora em Teoria Literária, mestre em Ciências da Comunicação, professora e editora de comunicação na área da educação. É com ela que eu tenho aprimorado

a minha escrita há cinco anos.
Ah! A revisão acontece em duas etapas, antes e depois
da diagramação.

SINOPSE

A tarefa de resumir o livro em poucas linhas, que sintetizem a história sem antecipar o que não pode ser dito, que seduzam os possíveis leitores é muito árdua, mas não impossível.
Li muitas sinopses em livros que eu conheço, para saber se representavam a obra, e em outros, que eu não conhecia, justamente para saber se me atraíam. Foi um exercício poderoso!

CAPA

Para mim, uma capa potente não era só uma questão técnica. Era a concretização em imagem do meu sonho. Quando o Glen Martins, brilhante artista plástico e publicitário, topou o trabalho eu vibrei de alegria. A capa do Perfume de Lethes ficou linda e expressa perfeitamente a história!

DIAGRAMAÇÃO DO MIOLO

Confesso que essa parte foi uma das mais difíceis porque não envolveu somente a escolha pela estética. A fonte e o tamanho da letra têm que funcionar, permitir uma boa leitura e a boa reprodução da obra na versão impressa e digital.
Visitei bibliotecas e livrarias em uma pesquisa de campo muito útil, para então optar pela clássica Garamond corpo 12,3.
O Luiz Afonso, diagramador do livro, fez um trabalho primoroso e tudo ficou do jeito que eu queria.

IMPRESSÃO

A decisão sobre o tipo de papel tomou tempo. Novamente tive que ir a campo e verificar, na prática, a sensação visual e tátil
das opções de mercado.
Assim, fiquei mais tranquila com as recomendações que recebi das gráficas que orçaram o trabalho. Aliás, falando nisso, a diferença de orçamentos no quesito impressão costuma ser grande.

Por isso, fiz questão de consultar três fornecedores.
Para além das questões do tipo de papel, da qualidade e do custo, havia a dúvida sobre a quantidade de impressões, afinal, esse é um dos maiores investimentos de um livro.
Resolvi ir devagar, começar com uma tiragem conservadora de 300 exemplares. Quero ter um bom problema pela frente!

DIVULGAÇÃO

Aprendi que um livro começa a ser divulgado muito tempo antes de nascer. É importante que se crie interesse pela obra, que se estimule a curiosidade pelo livro e isso pode ser feito
de muitas formas.
No meu caso, optei pelas redes sociais Instagram e Facebook, com as quais eu tinha familiaridade. Nelas, contei sobre fatos e curiosidades sobre os personagens, dei dicas de perfumaria, dicas de leitura, contei sobre o passo a passo da produção do livro, tudo na voz da Lia, personagem principal.
Este site também é importantíssimo, tanto na divulgação da obra como para informar sobre os canais de venda do livro.
Para tudo isso, contei com o talento e a competência da

Luciana Caropreso, que me assessorou técnica e criativamente.

DISTRIBUIÇÃO

Vital para o sucesso do livro, a distribuição em um grande canal, líder como a Amazon, foi uma escolha importante, assim como batalhar para que o livro esteja presente em livrarias físicas. As livrarias respondem por um volume de vendas significativo, além de serem uma vitrine de prestígio para os livros.

LANÇAMENTO

O lançamento de um livro não se limita a um dia de evento. É um processo gradativo, com resultados cumulativos.
Ele conta com ações pontuais como noites de autógrafo em diferentes locais para diferentes públicos, participação em noites literárias, clubes de leitura e feiras literárias, por exemplo. E com outras, mais difusas, mas tão importantes quanto: recomendação de leitores e aval de influenciadores da área.

No meu caso, optei por investir em todas essas frentes. Haja fôlego!